TVs de Parintins, AM

A pequena cidade de Parintins, no interior do Amazonas, pega fogo no mês de julho. O motivo não é difícil de saber. É nesse período do ano que acontece o famoso Festival de Parintins, onde a disputa entre o Boi Caprichoso e o Boi Garantido transbordam a cidade e invade as águas do Rio Amazonas, um dos mais extensos do mundo com 6.992,06km.

A população de Parintins dobra e se divide entre azul e vermelho. É possível ver latas de Coca-Cola azul, assim como cervejas Brahma e agências do Bradesco. Quem não é azul, é vermelho! Quem não é vermelho, é azul.

Nas ruas, o clima é quente e úmido, típico da região amazônica. No Bumbódromo, local onde as apresentações dos bois acontecem, a temperatura sobe ainda mais. São 2h30 para cada boi mostrar que é melhor do que o outro, durante 3 noites. As filas começam cedo, ainda de manhã.

As ruas em torno do Bumbódromo são tomadas por vendedores ambulantes, viajantes, gringos, manauaras, paraenses e bares improvisados nas garagens e muita cerveja.

Durante esses dias, notei que absolutamente todos os bares da região colocavam suas TVs na rua para atrair a clientela. A TV Cultura transmitia ao vivo todos os detalhes do festival. Lá dentro, a beleza amazônica misturada com pagé, catolicismo e lendas da selva. Lá fora, a ‘galera’ acompanha tudo pelas televisões.

EMI_0832EMI_0834EMI_0837EMI_0844EMI_0857EMI_0870EMI_0880EMI_0896EMI_0900EMI_0912EMI_0954

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s